Instituto Pensar - Brasil entra em sua sexta onda de desinformação sobre a Covid-19, aponta jornal

Brasil entra em sua sexta onda de desinformação sobre a Covid-19, aponta jornal

por: Eduardo Pinheiro


As ondas de desinformação se caracterizam pela intensa aparição em redes sociais de conteúdos falsos sobre um mesmo tema em um curto período de tempo

Desde o início da pandemia da Covid-19, rumores não confirmados sobre a origem do vírus, falsos tratamentos e meios de prevenção sem comprovação científica se espalharam antes mesmo de chegar ao Brasil. Sob o comando de um governo conhecido por instrumentalizar notícias falsas e ignorar evidências científicas, as distorções aumentaram.

Caracterizadas pela intensa aparição em redes sociais de conteúdos falsos sobre um mesmo tema em um curto período de tempo, as ondas de desinformações foram registradas ao menos cinco vezes no país, aponta a coluna da Agência Lupa.

A Lupa desmentiu 229 conteúdos relacionados ao novo coronavírus, desses, 36% versavam sobre os temas identificados como tendências desinformativas sobre o novo coronavírus. Algumas delas se espalharam pelo mundo e foram verificadas também em outros países.

Em abril, pelo menos oito checagens sobre curas foram feitas pela Lupa. Mas o foco passou a ser medicamentos cuja eficácia contra Covid-19 até hoje não foi comprovada, como a cloroquina e a hidroxicloroquina. Usadas no tratamento da malária ganharam espaço após anúncio favorável do presidente norte-americano, Donald Trump.

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) comprou a ideia, dividindo partidários e oposição sobre o remédio, que, até agora, não se provou eficaz.

Para saber mais sobre todas as ondas de desinformação, leia a coluna aqui.



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: